POCTI/COM/61029/2004

Modelação de Utilizadores e audiências: a televisão e os novos media

 

HOME | EQUIPA | PUBLICAÇÕES | EVENTOS | RELATÓRIOS

 

PUBLICAÇÕES

 

Livros

Damásio, Manuel, Tecnologia e educação: as tecnologias da informação e da comunicação e o processo educativo, Editorial Vega, 2006;

AAVV, “A Economia da Propriedade Intelectual e os Novos Media”, Guerra & Paz Editores S.A., Lisboa 2006;

A.A.V.V. , “O Cinema Português e os seus Públicos: Evolução e tendências futuras”, Edições Universitárias Lusófonas e ICAM, 2005

Revistas Internacionais

Damásio, Manuel, "Tecnologia e Sociedade: a modelação social das tecnologias da informação e da comunicação", in capítulo do livro Cultura Digital e Cidadania, Quaderno Gris, Madrid, Espanha (no prelo);

Damásio, Manuel José e Poupa, Carlos, "Understanding on-line Audiences: new research approaches", Journal of Media Psychology, Janeiro 2008

Damásio, Manuel, "Strategies of new media usage and consuption" in AAVV, New Media Productions: Issues and Strategies, Edições Universitárias Lusófonas/MEDIA Program, Lisbon, 2004, pp.185-193;

Jorge, Rui Pereira, "The Usage of Virtual Music and Physical Modelling in Music for Interactive Contexts " in AAVV, New Media Productions: Issues and Strategies, Edições Universitárias Lusófonas/MEDIA Program, Lisbon, 2004, pp.317-325;

Damásio, Manuel, "New media Usage and societal evolution" in New Media: Production, development and distribution, Edições Universitárias Lusófonas/MEDIA Program, Lisboa, 2005, pp38-59

Damásio, Manuel, “New Media Frontiers”, Revista Número Vol.II, Primavera 2005, pp. 130-136

Revistas Nacionais

Manuel, Damásio, "Processos de recepção dos Media entre os seus públicos locais", Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, Janeiro 2008;

Damásio, Manuel, “Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: utilização de tecnologia digital em contextos de ensino”, Revista ‘Comunicação e Sociedade', Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Dezembro 2007;

Damásio, Manuel, "Informação e organização social: novas literacias e novas experiências", in Introdução ao Pensamento Contemporâneo, Tópicos, Ensaiso, Documentos, Edições Universitárias Lusófonas, Julho 2007, pp. 85-107;

Quico, Célia, "«It Came from Outer Space»: Jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital" in AAVV, Caleidoscópio, Revista de Comunicação e Cultura, Nº4, 2005, pp. 107-119;

Damásio, Manuel, "Modelos de ensino colaborativo em Rede", in AAVV, Vitrum, Revista Científica dos Institutos Superiores da Marinha Grande Nº1, Edições Universitárias Lusófonas, 2004, pp. 111-124;

Congressos Internacionais

Ferreira, Paulo, “Relevance of Cluster Analisys for the Study of Internet Audiences” , Transforming Audiences, University of Westminster, 6 a 7 de Setembro 2007, Londres, Reino Unido;

Quico, Célia, Conceição Costa e Manuel José Damásio, “Seeking the Creative Audience: Lessons learned from the roll out of participatory media formats in Portugal”, Transforming Audiences, University of Westminster, 6 a 7 de Setembro 2007, Londres, Reino Unido;

Damásio, Manuel José, “ Seeing films: audiences reaction to local cultural products” , The 8 th ESA - European Sociological Association Conference, September 2007, Glasgow, Reino Unido;

Damásio, Manuel José, “ Seeing films: audiences reaction to local cultural media products” , IAMCR - Media, Communication, Information, 23-25 Julho 2007, Paris, França;

Quico, Célia, Blogs as promoting instruments of Media Literacy, 4 th International ‘Language Communication Culture' - 28-30 de Novembro de 2006, Lisboa, Portugal;

Damásio, Manuel, "Seeing films: European audiences and the reception of local films", 4th International ‘Language Communication Culture' - 28-30 de Novembro de 2006, Lisboa, Portugal;

Damásio, Manuel, “The reception of media content amongst regional European audiences”, Full Paper conference presented on the European Sociological Association (ESA) Communication and media research network conference in Antalya (Turkey), 2-4 November 2006;

Damásio, Manuel, “Seeing films: How European audiences react to their own cultural products ”, Media Change and Social Theory Programme , CRESC Annual Conference 2006, St. Hugh's College, 6 a 8 Setembro 2006, Oxford, Reino Unidohttp://www.cresc.ac.uk

Damásio, J. Manuel, Keynote speacker in the international conference on Network Culture with the paper “Modelos de uso e consumo de conteúdos multimédia”, Centro Cultural de Belém, Lisbon, 25-26 May 2006;

Damásio, J. Manuel, “Estratégias de Uso e Consumo dos novos media: Audiências fragmentadas e novas audiências ” no VII Lusocom, Santiago de Compostela, 21 e 22 de Abril de 2006;

Damásio, Manuel, Keynote speaker with the conference “Modelos de Personalização de conteúdos em Audiovisual: novas formas de aceder a velhos conteúdos” during the VII Lusocom Iberian international conference on communication sciences, Santiago de Compostela, 21-22 April, 2006;

Damásio, Manuel, “Experiência interactiva e novos media”, actas do III Congresso internacional IBERCOM, Universidade da Beira interior/SOPCOM, pp.408-414, Outubro de 2005;

Congressos Nacionais

Damásio , Manuel, Poupa, Carlos, Morais, Diogo & Ferreira, Paulo, “Padrões de uso e consumo dos novos media: contributos para o estudo das audiências em media interactivos e participatórios”, 5º Congresso da SOPCOM, “Comunicação e Cidadania”, 6 a 8 Setembro 2007, Universidade do Minho, Braga;

Damásio , Manuel, “A experiência de uso e consumo dos novos media em ambientes de multimedia distribuídos”, 5º Congresso da SOPCOM, “Comunicação e Cidadania”, 6 a 8 Setembro 2007, Universidade do Minho, Braga;

Quico, Célia e Dalila Martins, “O desafio da Literacia dos Novos Media em Portugal: o contributo da iniciativa PT Escolas II, 5º Congresso da SOPCOM, “Comunicação e Cidadania”, 6 a 8 Setembro 2007, Universidade do Minho, Braga;

Damásio, Manuel, "Estratégias de uso e consumo dos novos media: audiências fragmentadas e novas audiências" actas do IV Congresso Nacional da SOPCOM organizada pela Universidade de Aveiro nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005;

Ferreira, Paulo, “Alvo em movimento, Novos Media e Audiências” actas do IV Congresso Nacional da SOPCOM organizada pela Universidade de Aveiro nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005.

 

Financiamento: